O primeiro passo para salvar uma criança que esteja engasgada é saber identificar quando o problema acontece. Nos recém-nascidos, os sinais são mais sutis. Quando o engasgo é parcial, ele respira mais rápido, fica ofegante e chora. Se chora, significa que a respiração está presente. Já no caso de engasgo total, ele não tosse nem chora, fica roxinho e mais molinho.
Quando a vítima está desacordada, perde a consciência; fique calmo e ligue imediatamente para o serviço de emergência.
192 - Ambulância Pública (SAMU)
193 - Corpo de Bombeiros
190 - Polícia
Nunca balance ou sacuda o bebê e em caso de engasgo por objeto ou alimento como carne, não use a mão para retirar da garganta, pois pode acabar empurrando-o mais para dentro.
Enquanto o serviço de emergência está a caminho inicie a manobra HEIMLICH
1° PASSO
Fique de joelhos para evitar a queda do bebê;
Deite o bebê de bruços em cima do seu antebraço esquerdo apoiando em sua perna;
A cabeça do bebê deve estar mais baixa que o corpo;
Encaixe sua mão esquerda no queixo do bebê para não machucar ou romper a cervical da criança;
Com a mesma mão que sustenta a cabeça do bebê, use os dedos médio e indicador para manter a boca do bebê aberta;
Com a mão direita efetuar 5 compressões rápidas na costas na altura dos ombros do bebê para desobstruir as vias respiratórias.
Caso a criança permaneça engasgada
Vire o bebê de frente para você, deitado no mesmo apoio;
Faça 5 compressões torácicas usando os dedos médio e indicador no meio do peito entre os mamilos.
Se o bebê chorar ou tossir, significa que ele se desengasgou, leve o bebê ao médico imediatamente. Caso ainda não resolva, volte a fazer o ciclo de manobras até o serviço de emergência chegar.
Bebê ainda inconsciente
Quando a criança fica inconsciente, é preciso passar por uma manobra de reanimação massagem cardíaca.
Em uma superfície firme, com os dois dedos médio e indicador comprima 30 vezes os dois dedos, abaixo de uma linha imaginária na altura dos seios - aperte e volte. Depois dessas 30 compressões, abra a sua boca, encha de ar e assopre duas vezes pegando o nariz e a boca da criança, até perceber que o tórax do bebê levantou. A ventilação serve para oxigenar o corpo e a massagem para manter a circulação sanguínea.
Como evitar o engasgo em recém-nascidos?
Deve-se esperar 20 minutos após arroto
Para evitar engasgo em recém-nascidos, os pediatras orientam a não colocar o bebê no berço ou no moisés logo depois de arrotar. "Espere em torno de 20 minutos de segurança com ele no colo, pois a criança com menos de 6 meses existe um refluxo fisiológico. Às vezes, o recém-nascido engasga e não tosse, levando a uma parada cardíaca, a chamada síndrome da morte súbita. Às vezes, o bebê fica agitado e tem insônia por causa de refluxo.
Outra dica é usar travesseiro antirefluxo com 30 graus de elevação. "Mas o mais importante não é a elevação, mas sim colocá-lo para arrotar e esperar entre 20 e 30 minutos para colocá-lo no berço.
Compartilhe essa informação, pois é de utilidade pública. Pois, trata-se de um dos acidentes que mais mata crianças no país, segundo dados da ONG Criança Segura.
São mais de 600 casos de bebês que perderam a vida no Brasil por conta do engasgo.
Comments