TIPOS DE HÍMEN: A RUPTURA DO HÍMEN DÓI?
- Patrícia Moreira
- 12 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jan. de 2022
Para que serve o hímen? Quais os tipos de hímen que existe? Qual é o tipo de hímen mais comum? Qual o tipo de hímen mais difícil de romper? O rompimento do hímen doi? Vai sair sangue?
O Hímen é uma película dérmica, presente na entrada do canal vaginal, ajuda a prevenir infecções genitais em crianças, mas nada cientificamente comprovado. Já para os religiosos simboliza o pacto de um selamento de compromisso entre o homem e a mulher.
O hímen surge no início do desenvolvimento do embrião feminino, formado do resquício da tampa vaginal.
Anatomia da genitália feminina

Vulva
É a genitália externa - Monte pubiano, grandes lábios, pequenos lábios, clitóris, vestíbulo, bulbo vestibular, glândulas vestibulares.
Vagina
É a genitália interna - Hímen, canal vaginal, útero, ovários, tubas uterinas.
Tipos de Hímen

Imperfurado: É muito raro, mas costuma ser detectado muito antes do início da vida sexual da mulher. A procura por atendimento médico costuma acontecer pela ausência de menstruação em menina na puberdade, porque o sangramento fica retido, dores em baixo ventre e aumento do abdome. Neste caso, o uso cirúrgico é necessário para abrir passagem para o fluxo menstrual e as relações sexuais.
Anular: É o mais comum. Tem uma membrana fina, com apenas um orifício no meio, geralmente rompido na primeira relação sexual. Pode ou não causar sangramento
Complacente: Também possui apenas um orifício central, porém sua membrana é mais grossa, forte e mais elástica. Por isso, dificilmente se rompe na primeira relação sexual. Por ser flexível, o hímen se adapta à penetração.
Septado: Possui um único orifício, mas existe uma pequena pele que divide o orifício em dois. Por ser mais resistente à penetração, ele pode estar associado às dificuldades para ter as primeiras relações. A boa notícia é que o incômodo pode ser facilmente resolvido com um pequeno procedimento ambulatorial, em que removemos a pele do orifício.
Cribiforme: Nele existem vários orifícios menores, semelhante a uma peneira. Também pode necessitar de intervenção cirúrgica por dificultar a penetração.
Qual a função do hímen?

Cientificamente o hímen não tem função alguma. Mas espiritualmente gosto de interpretar que Deus não fez o hímen atoa. O propósito do hímen é muito mais profundo do que a ciência pode considerar. O hímen é um plano de Deus, nosso Criador. O papel do hímen, delicada membrana que bloqueia o canal vaginal, simboliza o compromisso da união do casal por meio de um pacto de sangue, onde este pacto, tem o poder de abençoar e selar a união do casal. O ato sexual consolida o casamento perante Deus. Está escrito: O que Deus uniu (através do sangue) não o separe o homem! O contrato em papel de casamento, só tem valor perante a sociedade e as leis, portanto o ato sexual valida a união verdadeira perante Deus. A sociedade atual trata o hímen como algo careta e sem valor, mas para o mundo espiritual o rompimento do hímen dentro do casamento está no plano de Deus.
Qual é o tipo de hímen mais comum?
O tipo de hímen mais comum é o Anular: Possui apenas um orifício central na membrana.
Quais tipos de hímen são mais difíceis de romper?
O hímen mais difícil de romper é o hímen complacente, pois este hímen é mais elástico e resistente. Costuma não romper na primeira relação sexual.

O rompimento do hímen dói e sangra?
O rompimento do hímen não dói durante o ato sexual, já que não possui terminações nervosas, ou seja, não existem nervos responsáveis por "sensações". Nessa membrana. O que a moça sente é uma dor muscular no canal vaginal. O canal vaginal é um músculo e esse músculo nunca foi usado, e a distensão muscular fará a moça sentir desconforto na primeira relação. Para facilitar a primeira penetração, a moça deve ficar relaxada e lubrificada.
As preliminares antes do ato sexual ajudará a moça relaxar e lubrificar o canal vaginal. O que geralmente acontece é que, por se tratar de uma sensação nova e haver grandes ansiedades, o desconforto da penetração sem lubrificação e relaxamento adequado provoca dor. Para evitar esse desconforto, é importante o casal apostar nas preliminares, para que a mulher possa ficar o mais tranquila e lubrificada possível.
Os ginecologistas explicam que no momento do rompimento, durante o ato sexual, não necessariamente vai aparecer a saída do sangue. Depende da quantidade de vasos sanguíneos presentes na membrana.
Comments